mvno

MVNO: Entenda esse novo conceito de telefonia móvel!

É um termo que chegou a algum tempo no universo da telecom, principalmente em diversos países europeus, a sigla MVNO – Mobile Virtual Network Operator, que significa Operadora Móvel com Rede Virtual, que ainda está sendo descoberto no Brasil.

Em 2019, algumas empresas fizeram o lançamento de chips que usam essa tecnologia em suas redes, para que seja possível oferecer diversos atrativos e inovações para seus clientes.

Você sabe o que é MVNO?

O MVNO é considerado uma operadora virtual de origem móvel, que tem o funcionamento muito semelhante a uma operadora tradicional, porém ela não tem operação própria, não possui rede própria.

Para que seja possível prestar o serviço aos seus clientes, ela precisa fechar uma parceria com uma operadora “tradicional” para intermediar o tráfego pela rede, para que ela entregar o serviço, utilizando assim a infraestrutura da operadora parceira.

Existem diversas operadoras no Brasil que possuem esse tipo de atuação no Brasil, sendo totalmente regulamentada pela Anatel, seguindo as normas e cumprindo os acordos comerciais corretamente. A Ipcorp é considerada uma operadora MVNO, que atua em parceria com outras operadoras na entrega do seu tráfego de rede.

Entenda o funcionamento de uma MVNO!

As operadoras virtuais ou MVNO começaram sua atuação em solo brasileiro em 2011, mesmo com um bom espaço de tempo, ainda levou um tempo até que fosse possível sua consolidação. Mesmo assim, o grande público ainda não conhece sua existência ou nunca ouviu falar nesse modelo de negócios.

Os MVNOs utilizam as redes “normais”, das operadoras tradicionais, para que oferecer seus serviços, porém com algum tipo de diferencial, pois senão não haveria sentido a entrada no mercado. Tais operadoras possuem um público bem específico, que necessitam de uma comunicação diferenciada.

Por isso, elas conquistaram um mercado que as grandes operadoras não conseguiram chegar nem perto. Seus serviços são especiais e as tarifas praticadas são diferenciadas, ofertando mais um diferencial.

Elas estão autorizadas, porém de formas específicas:

  • Revenda de produtos: Utilizam sua marca registrada, mas toda a infraestrutura de rede e a operação são da operadora parceira, aquela que possui a rede em questão;
  • Ofertando produtos próprios: Podem comercializar aplicativos, por exemplo, que podem utilizar tanto a estrutura quanto a tarifação da operadora parceira;
  • Utilizando a rede da operadora terceira: Nesse caso, o MVNO seria responsável pelas etapas que envolvem a prestação de serviço como um todo, o que inclui a precificação bem como a cobrança.

Para ser um bom MVNO é necessário ter alguns requisitos, como:

  • Focar em um segmento específico ou nicho que ainda não está sendo trabalhada pelas grandes operadoras;
  • Ofertar um valor único para um determinado nicho;
  • Garantir um custo menor para a aquisição de um determinado produto;
mvno

Caso ainda tenha dúvidas sobre planos de internet e telefone, acesse o comparaplano.com.br e descubra qual o melhor plano para você!

Como os clientes são beneficiados por esse tipo de operadora?

O cliente tem diversas vantagens com os serviços que são oferecidos por um MVNO. Graças ao seu foco em apenas um determinado nicho, aquele cliente que está dentro daquele grupo, tem vantagens especiais, como serviços exclusivos, tarifas econômicas, entre outros.

Logo, o cliente ganha muito mais com a qualidade dos serviços prestados, com um número maior de opções para que ele possa escolher além de um serviço totalmente exclusivo. 

Deixando o mercado interessante, muito mais competitivo, onde as operadoras precisam sair da sua zona de conforto e buscar o aprimoramento dos seus serviços.

De acordo com o site Teleco, um site especializado em informações sobre o mundo das telecomunicações, só no Brasil são mais 870 mil telefones celulares que estão funcionando utilizando os serviços de MVNO. 

Além da IPCorp, temos outras operadoras que possuem autorização para funcionamento como operadoras virtuais, as principais são:

  • Safra
  • Porto Seguro
  • Datora
  • Surf Telecom

Não pense que existem apenas as que foram citadas, existem muitas outras e cada dia surgem novas no cenário nacional, elas são apenas as mais conhecidas e com um número mais expressivo de tráfego nas redes das operadoras parceiras.

MVNO x Oportunidade de negócios

mvno

Como falamos anteriormente, é considerada como um formato novo de modelo de negócios no Brasil, logo pode ser uma excelente oportunidade de negócio para quem está buscando novas oportunidades para iniciar seu próprio negócio. A atuação de uma empresa como operadora móvel só pode ser feita das seguintes formas:

  • Rede virtual autorizada: Uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa com CNPJ que seja autorizada pela Anatel na prestação de serviço móvel pessoal (SMP), mediante o compartilhamento de uma rede partindo de uma prestadora originária.
  • Credenciado: Uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa com CNPJ, faz seu credenciamento com a prestadora originária, para que ela possa ser sua representante na venda de produtos/serviços.

As regras para o credenciamento podem ser encontradas diretamente no site da Anatel, não possui um valor de investimento alto e pode ter um retorno bem interessante. 

Vale a pena pensar, caso esteja procurando uma forma de empreender que fuja um pouco do tradicional. É importante ter conhecimentos sobre os processos internos de uma operadora de telecom, para que o processo seja mais simples.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *